Processo de difamação da Fox-Smartmatic: o que saber

As pessoas caminham até a sede da News Corporation da Fox News em 18 de abril de 2023 na cidade de Nova York.

Spencer Platt | Boas fotos

Fox Corp. E suas redes de televisão concordaram esta semana em pagar US$ 787,5 milhões para resolver um processo de difamação contra a Dominion Voting Systems, mas as dores de cabeça legais da gigante da mídia não param por aí.

Ainda mais equilibrada é a empresa de software de votação Smartmatic USA processo de difamaçãoEla está pedindo US$ 2,7 bilhões em danos – US$ 1 bilhão a mais do que a Dominion inicialmente buscou em seu processo.

A Smartmatic, como a Dominion, processou a Fox por difamação por espalhar falsas alegações de que seu software de votação ajudou a fraudar a eleição de 2020 que viu Joe Biden derrotar Donald Trump. Vestido inteligente E principalmente os nomes A apresentadora Maria Bartiromo, Jeanine Brough e o ex-apresentador Lou Dobbs.

A Fox e seus apresentadores não apenas relataram as declarações feitas por Trump e seus associados na época, mas a rede disse que Dobbs, Pirro e Bartiromo “ativamente endossaram e participaram das declarações com indiferença imprudente ou sérias dúvidas quanto à veracidade das reivindicações feitas no ar.”

O programa de Dobbs durante a semana na Fox Business Network foi cancelado logo depois que ele foi nomeado réu no processo da Smartmatic. A Fox disse que estava cancelando o programa antes do processo.

O processo alega que a rede e seus hosts “evitaram deliberadamente o conhecimento publicamente disponível” nas semanas que antecederam a eleição de que o software da Smartmatic foi usado para falsificar e as máquinas da Dominion foram usadas para alterar votos.

Embora o processo da Smartmatic tenha sido aberto um pouco antes do Dominion em 2021, o ritmo do processo fica para trás em comparação. Não está claro como ou se o acordo entre Fox e Dominion afetará o caso Smartmatic.

READ  Chiefs, mundo da NFL perplexos com a decisão da prorrogação do 49ers no Super Bowl 58 – NBC Sports Bay Area e Califórnia

“O processo da Dominion expôs algumas das más condutas e danos causados ​​pela campanha de desinformação da Fox”, disse o advogado da Smartmatic, Eric Connolly, em um comunicado na terça-feira após o anúncio do acordo da Dominion. “A Smartmatic irá expor outros. A Smartmatic está determinada a limpar seu nome, reverter o dano substancial causado à empresa e responsabilizar a Fox por minar a democracia.”

“Estaremos prontos para defender este caso em torno dos eventos mais interessantes quando for a julgamento em 2025”, disse um porta-voz da Fox em comunicado na quarta-feira.

A Fox também calcula erroneamente o valor da indenização por danos. “De acordo com um relatório preparado por nosso especialista financeiro, as reivindicações da Smartmatic por danos são implausíveis, desconectadas da realidade e, aparentemente, destinadas a resfriar as liberdades da Primeira Emenda”.

A Smartmatic não forneceu imediatamente uma declaração atualizada na quarta-feira.

‘Mesma fonte, mesmos fatos’

Os casos se sobrepuseram recentemente.

Na semana passada, a Smartmatic entrou com uma moção na Suprema Corte de Nova York buscando obrigar a Fox a “reproduzir todos os documentos e depoimentos relevantes dos processos do Dominion”. O juiz de Delaware encarregado do caso de Dominion permitiu que a Fox News avançasse no processo. Por reter evidências.

A Smartmatic disse que a Fox foi ordenada em setembro de 2022 a reproduzir todos os documentos e depoimentos relevantes da Dominion para seu próprio processo de difamação, de acordo com documentos judiciais. “Esses casos estabelecem a base para as obrigações de descoberta da Fox News e da Fox Corporation aqui”, disse a Smartmatic em documentos judiciais, chamando a Dominion de referência para seu caso.

A empresa pediu a um juiz de Nova York que também dispensasse a Fox neste caso.

“Acho que a conclusão é que vamos pagar, e acho que eles vão usar a mesma estratégia no caso Smartmatic. É tudo a mesma descoberta, a mesma evidência, os mesmos fatos Dominion”, disse Imran Faruqi. Professor assistente na SI Newhouse School of Public Communications, Syracuse University.

A Fox apresentou documentos judiciais esta semana negando as alegações da Smartmatic.

Tanto Dominion quanto Fox instaram o juiz que supervisiona o caso a emitir uma decisão e evitar um julgamento, com o juiz Eric Davis dizendo que o caso deve ser decidido em um tribunal. No entanto, Davis apontou para relatos de fraude eleitoral, incluindo que o Dominion manipulou a contagem de votos, foi armado para fraudar eleições em nome do falecido ditador Hugo Chávez na Venezuela e que pagou propinas a funcionários do governo que usaram as máquinas. A eleição será escandalosa.

Nas semanas seguintes à eleição, os anfitriões da Fox tiveram como convidados os advogados pró-Trump Sidney Powell e Rudy Giuliani, que repetiram tais afirmações. Tanto a Smartmatic quanto a Dominion eram chamadas pelo nome na maioria das situações. Davis não chegou a decidir que Fox agiu com malícia.

Hooton Yacoubzadeh, co-fundador da Staple Street Capital, financiadora de private equity da Dominion, disse à CNBC na quarta-feira que a Dominion “não quer fazer um acordo até sabermos as informações … e ver a luz do dia”. A empresa também queria julgamento sumário para ver qual seria a decisão do tribunal.

Em ambos os casos, a Fox argumentou que está protegida pela Primeira Emenda.

Na terça-feira, quando o acordo com a Dominion foi anunciado, a Fox News Media disse em um comunicado que reconheceu “as decisões do tribunal que consideraram falsas certas alegações sobre a Dominion”. “Este acordo reflete o compromisso da Fox com os altos padrões jornalísticos. Acreditamos que nossa decisão de resolver amigavelmente esta disputa com a Dominion, em vez do curso mais duro de uma investigação divisiva, permitirá que o país avance com essas questões.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *