Fox Dominion fecha processo de difamação por US$ 787,5 milhões e evita julgamento

WILMINGTON, Delaware, 18 Abr (Reuters) – A Fox Corp (FOXA.O) e a Fox News resolveram nesta terça-feira um processo por difamação da Dominion Voting Systems por US$ 787,5 milhões, evitando uma investigação de alto nível sobre um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. Atalhos em sua cobertura de alegações de fraude eleitoral fraudulenta nas eleições de 2020 nos EUA.

No acordo de 11 horas anunciado pela Fox, Dominion e o juiz, um júri de 12 pessoas foi selecionado na manhã de terça-feira e o caso está marcado para começar com declarações de abertura na tarde de terça-feira. A Dominion está buscando US$ 1,6 bilhão em danos em um processo de 2021 presidido pelo juiz da Corte Superior de Delaware, Eric Davis, em Wilmington.

A Dominion divulgou o valor do acordo e a Fox admitiu que seu CEO, John Poulos, mentiu sobre sua empresa. O advogado da Dominion, Justin Nelson, disse que o acordo “reflete justiça e responsabilidade” e que “mentiras têm consequências”. Os advogados do Dominion se recusaram a responder a perguntas sobre se a Fox News emitiria um pedido público de desculpas ou faria reformas.

“Concordamos com as decisões do tribunal de que certas alegações sobre a Dominion eram falsas. Este acordo reflete o compromisso contínuo da Fox com os mais altos padrões jornalísticos. Acreditamos que nossa decisão de resolver amigavelmente esta disputa com a Dominion, em vez do crime de uma investigação divisiva, permite que o país para avançar com essas questões”, disse Fox em um comunicado.

As ações da Fox Corp subiram ligeiramente para US$ 34 por ação, mas caíram 1% nas negociações após o expediente após a divulgação do valor do acordo.

READ  Notas da Semana 15 da NFL: Seahawks recebem 'B' pela improvável vitória de segunda-feira sobre os Eagles, Cowboys recebem 'F'

A questão no caso era se a Fox era responsável por divulgar falsas alegações de que as máquinas de contagem de votos da Dominion, com sede em Denver, foram usadas contra o então presidente republicano Donald Trump em favor do democrata Joe Biden nas eleições de 2020 nos Estados Unidos. Dominion argumentou que essas reivindicações no ar causaram “danos econômicos substanciais e irreparáveis” à empresa.

Davis ordenou um adiamento de um dia da audiência na segunda-feira antes de outro adiamento na terça-feira, quando os dois lados fecharam um acordo em particular.

O acordo evitou o risco de chamar algumas de suas pessoas mais famosas para testemunhar, incluindo executivos como o presidente do conselho da Fox, Rupert Murdoch, o magnata da mídia de 92 anos que atua como presidente da Fox Corp. A CEO da Fox, Suzanne Scott, e apresentadores no ar, incluindo Tucker Carlson, Sean Hannity e Jeanine Brough.

A decisão de acordo segue a decisão de um juiz no mês passado de que a Fox não poderia invocar proteções à liberdade de expressão sob a Constituição dos EUA em sua defesa.

De acordo com a Nielsen, a Fox News é a rede de notícias a cabo americana mais assistida.

A questão principal para os jurados será se a Fox conscientemente espalhou informações falsas ou ignorou a verdade, o padrão de “malícia real” que Dominion deve mostrar para vencer um caso de difamação.

Em processos judiciais de fevereiro, a Dominion citou comunicações internas nas quais Murdoch e outros executivos da Fox reconheceram em particular que as alegações intermitentes de fraude eleitoral da Dominion eram falsas.

Dominion disse que a Fox inflou as falsas alegações para aumentar sua audiência e impedir que seu público migrasse para outros rivais de mídia à direita, incluindo a One America News Network, que está processando separadamente.

Outro caso está pendente

Somando-se aos riscos legais para a Fox, outra empresa de tecnologia de votação dos EUA, a Smartmatic, abriu seu próprio processo por difamação no tribunal do estado de Nova York pedindo US$ 2,7 bilhões em danos. A Fox Corp teve uma receita anual de quase US$ 14 bilhões no ano passado.

Fox argumentou que as reivindicações de Trump e de seus advogados sobre a eleição são inerentemente dignas de nota e protegidas pela Primeira Emenda da Constituição.

Davis decidiu em março que a Fox não poderia usar esses argumentos, dizendo que sua cobertura era falsa, difamatória e não protegida pela Primeira Emenda.

A Dominion processou a Fox Corp.

O teste deveria ser se a cobertura da Fox cruza a linha entre o jornalismo ético e a busca por audiência, como Dominion alega e a Fox nega. Fox se apresentou como um defensor da liberdade de imprensa no impasse pré-julgamento.

As queixas mencionam casos em que associados de Trump, incluindo seus ex-advogados Rudolph Giuliani e Sidney Powell, apareceram na Fox News para fazer falsas alegações sobre Dominion.

Dominion obteve comunicações privilegiadas e testemunhos de Murdoch e outros executivos e comentaristas da Fox News. Murdoch descreveu internamente as alegações de fraude eleitoral como “realmente malucas” e “prejudiciais”, mas se recusou a usar sua autoridade editorial para bloqueá-las e admitiu sob juramento que alguns apresentadores da Fox “apoiaram” as alegações infundadas, Dominion apresentou no tribunal. .

Quando Murdoch viu o que Giuliani e Powell estavam dizendo sobre Dominion em 19 de novembro, ele os apresentou à executiva-chefe da Fox News, Suzanne Scott, como “coisas terríveis que prejudicarão a todos, receio”.

READ  Cúpula da OTAN 2023: Esperando a adesão da Ucrânia - e a frustração de Zelensky - Dia final da cúpula, reunião com Biden

Questionado pelo advogado de Dominion, Murdoch testemunhou que achava que tudo sobre a eleição era “exagerado” e suspeitava de alegações de fraude desde o início, de acordo com o processo de Dominion.

Questionado se poderia ter intervindo para evitar que Giuliani continuasse a espalhar notícias falsas no ar, Murdoch respondeu: “Eu poderia. Mas não o fiz”, de acordo com o processo.

Reportagem de Helen Koster em Wilmington e Jack Quinn em Nova York; Edição por Will Dunham

Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *